PROGRAMA & EXERCÍCIOS

Projecto Multimédia II | Licenciatura em Ciências da Arte e do Património [PM2|CAP]

Ano Lectivo 2012-2013 | 2º Semestre

Prof. Mónica Mendes » monica.mendes [at] fba.ul.pt

AULAS | HORÁRIO
Quinta-feira » 17:00-20:00 | Sala 3.07
Horário de acompanhamento: Quinta-feira » 20:00-21:30 | Sala 3.07

Metodologia Projectual Multimédia
Licenciatura em Arte Multimédia
[MPM|AM]

Ano Lectivo 2012-2013 | 1º Semestre

Prof. Mónica Mendes » monica.mendes [at] fba.ul.pt


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Nesta disciplina são proporcionadas referências e práticas para que os alunos venham a apreender e concretizar as diversas etapas de projectos multimédia, individualmente ou em equipas. Os conteúdos essenciais incluem: metodologias, processos iterativos, terminologia, criadores, software para criatividade, vídeo, 3D, análise de tarefas, usabilidade, prototipagem.
São propostos breves projectos abrangendo a edição de vídeo, a representação de espaços 3D e criação e de uma galeria pessoal online. A concretização dos projectos inclui o enquadramento conceptual e tecnológico e o desenvolvimento de propostas finais através de:
» investigação para enquadramento artístico e fundamentação científica,
» agilização de métodos recorrendo a ferramentas de software
» operacionalização de conceitos através de protótipos
» apresentação e divulgação de conteúdos multimédia – presencialmente e online.


OBJECTIVOS DA UNIDADE CURRICULAR E COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
OBJECTIVOS GLOBAIS
Apreender e praticar metodologias para concretização de projectos multimédia, com uma perspectiva global e atitude crítica. Criação e edição de conteúdos multimédia. Definição de enquadramento teórico conceptual artístico e tecnologias implicadas na sua implementação.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Os alunos ficarão a saber gerar ideias, representá-las através de media explorando novas dimensões como o tempo e o espaço, apresentá-las e divulgá-las online em galerias multimédia e candidatura e noutros contextos relacionados.


METODOLOGIA DE ENSINO | AVALIAÇÃO

A disciplina terá avaliação contínua, com conteúdos teóricos apresentados nas aulas, referências para reflexão, e exercícios práticos concretizados – de carácter introdutório e exploratório – concretizados com ferramentas digitais, e da sua publicação online.
Conteúdos: pensamento divergente e convergente, gerar ideias e definir conceitos, investigar com enquadramento artístico, tecnológico e científico, agilizar métodos através do recurso a ferramentas de software (FLOSS – Free and Open Source Software ou proprietárias equivalentes), operacionalizar conceitos, prototipar, apresentar e divulgar.
A aplicação prática das metodologias projectuais multimédia é concretizada através de diversas etapas nas fases de (I) CONCEITO, (II) DESENVOLVIMENTO e (III) APRESENTAÇÃO.


EXERCÍCIOS

1. PROJECTO DE VÍDEO » Captura, edição e exportação de vídeo
Início: 28 Fevereiro | Apresentação final na aula e publicação online: 11 Abril
[Audiovisual] Introdução à imagem em movimento e à criação e manipulação com o tempo como  dimensão.

2. EXERCÍCIO 3D » Representação de um espaço expositivo
Início: 17 Abril | Final: 16 Maio
[Volumes] Panorâmica da interface e exportação para outros contextos como a impressão 3D, incluindo visita de estudo ao Hardware Freedom Day no altLab (20 Abril + 23 Abril) e ao FabLab (data a confirmar).

3. GALERIA » Apresentação online de selecção de projectos por cada aluno
Início: 16 Maio | Final: 21 Junho
[Divulgação] Exercício a concretizar na plataforma Cargo Collective ou equivalente.


ETAPAS

CONCEITO » Etapa 1. Investigação inicial | Etapa 2. Brainstorming de Ideias | Etapa 3. Selecção de Ideia e Especificações

DESENVOLVIMENTO / REPRESENTAÇÃO » Etapa 4. Estrutura do projecto de vídeo – guião e storyboard  | Etapa 5. Captura de vídeos – filmagens | Etapa 6. Pré-selecção e edição de vídeo

APRESENTAÇÃO » Etapa 7. Exportação, Publicação e Divulgação online.



BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

CHAPMAN, Nigel, CHAPMAN, Jenny (2011) Digital Multimedia, 3rd ed., John Wiley & Sons, Ltd.

RIBEIRO, Nuno (2011) Multimédia e Tecnologias Interactivas, 5.ª Edição Atualizada e Aumentada. ed. 5, 1 vol.,FCA – Editora de Informática, Lda., Lisboa, Portugal.

PREECE, Jennifer, ROGERS, Yvonne, SHARP, Helen (2011) Interaction Design: Beyond Human – Computer Interaction, 3rd Edition, John Wiley & Sons Ltd.

REFERÊNCIAS ADICIONAIS

BOLTER, David, GROMALA, Diane (2005) Windows and Mirrors: Interaction Design, Digital Art, and the Myth of Transparency, The MIT Press (Leonardo Books), Cambridge, Massachusetts.

LOVEJOY, Margot, PAUL, Christiane, VESNA, Victoria (ed), (2011) Context Providers: Conditions of Meaning in Digital Arts, Intellect, UK.

MAEDA, John (2004) Creative Code: Aesthetics and Computation, Thames and Hudson.


PLATAFORMAS E FERRAMENTAS DE TRABALHO

CONCEPTUALIZAÇÃO
Brainstorming e planeamento através de mapas conceptuais » Vue / Prezi

EDIÇÃO
Edição de vídeo » Lightworks / Final Cut Pro / Adobe Première
Conversão de vídeo » MPEG streamclip / HandBrake
Representação 3D » Sketchup

PUBLICAÇÃO
Blog para partilhar métodos, referências e resultados » https://multimedia2013.wordpress.com
Grupo vimeo para upload de vídeos » https://vimeo.com/groups/fbamultimedia
Plataforma para as galerias online » Cargo collective



CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

I. Participação e aprendizagem nas aulas;
II. Concretização das actividades práticas de aplicação dos conhecimentos;
III. Apresentação e publicação dos resultados
IV. Participação nas actividades complementares: visitas de estudo, comentários e sugestões.

Na realização das etapas do projecto são valorizados os seguintes aspectos:
criatividade e originalidade, evolução e implementação, evolução, apresentação, pesquisa e referências, e cumprimento dos prazos.


Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 28 de Fevereiro de 2013

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